segunda-feira, março 27, 2006

"Eles não gostam de celulite"

Confesso que a primeira vez que vi este anúncio ia tendo um acidente. Não porque tenha ficado encantado com a espampanante loura de bikini que o ilustra mas porque quando percebi do que se tratava, ia tendo uma apoplexia.

Com que então, "eles não gostam de celulite". Mas passou-me, afinal temos que conceder que os homossexuais também têm direito a publicidade específica. Hã, o quê? "Eles" não são homossexuais? Espera lá, agora é que não estou a perceber nada. É que só há uma hipótese de um gajo não deparar, de quando em quando, com um bocadinho de celulite. É só se dar com homens. Porque a biologia explica que a a celulite é uma consequência da existência de progestrona, a hormona responsável pelos caracteres femininos. Ou seja, a congénere da testosterona.

Com isto, diz-se que os seres humanos com maiores quantidades de progestrona têm, inevitavelmen te, celulite. Ou seja, as mulheres. Seja a peixeira do mercado ou a "top model" mais bem paga, todas a têm. Ok, só que umas mais que outras, afinal isso pode ser minimizado.

Com esta pequena explicação superficialmente científica quero dizer que os senhores publicitários que se lembraram de promover assim o tal instituto de beleza, são daquela espécie que dá mau nome à publicidade. Vender sonhos, ok, explorar as inseguranças de um determinado grupo é que é o diabo. E mais ainda quando esse grupo representa cerca de 50% da espécie humana.

"Eles não gostam de celulite"? Então "eles" não gostam de mulheres.

E sabem que mais? Eu não gosto é de estupidez, falsidade, hipocrisia, mentira, superficialidade, mediocridade. E infelizmente, ainda não há institutos nem clínicas para as tratar.

3 comentários:

. disse...

A minha reacção a este anúncio também foi que era ridículo. Até porque os homens também têm celulite. Pelo menos eu lembro-de de um certo que tinha... na cara... :-))

Anónimo disse...

Muito sinceramente, o anúncio pareceu-me de mau gosto, mas nem me chocou assim tanto. É uma das realidades da vida de ser mulher que nos digam constantemente que não estamos bem, que somos muito gordas, muito baixas, demasiado escuras e sei lá mais o quê. Mesmo as que estão bem levam sempre com o básico "mas podias ainda estar melhor. É só perder mais aquela gordurinha que nem tens." Tendo em conta que nos aconselham a usar como modelo estético a Gisele Bundchen, como se ela fosse a mais comum das mulheres(e há resmas como ela nas ruas) isto da celulite é apenas mais um em inúmeros golpes baixos à nossa auto estima.
Mas é verdade o que dizes. Quem gosta de mulheres tem que aprender a gostar de tudo, mesmo da maldita celulite. Se não consegue viver com isso tem sempre a possibilidade de tomar o brokeback mountain como exemplo e explorar outro tipo de planícies.

Paula

Anónimo disse...

Na cara? Por causa de uma cicatriz, com certeza. Mas isso é sempre transiccional. E não, não é do mesmo tipo.