sexta-feira, agosto 06, 2004

Tigres e Leões

A Natureza é a melhor cartilha que o divino professor nos deixou. Está repleta de exemplos e sábias alegorias sobre a melhor maneira de nós, macacos pelados, conduzirmos as nossas vidas.

Hoje gostaria de vos falar sobre tigres e leões. Os primeiros levam vidas solitárias, camuflados entre a densa folhagem do jangal, usando as riscas que lhes decoram o dorso como sombras ou sulcos de escuridão.

Os outros, os "reis" da selva, vivem rodeados de um harém de fêmeas que caçam para eles, os alimentam e lhes parem a descendência. Indolentes, só têm duas funções: defender o território e espalhar a semente.

Solitários e gregários, tigres e leões.

Crises

Uma cara amiga "acusou-me" de estar a atravessar a "crise dos 30". Esclareço: não sou um homem de modas; não de moda, que até aprecio enquanto arte, mas de modas. E a tal crise dos 30 cai no patamar das questões mais prementes que afligem a geração dos filhos de Abril, e como tal...é moda.

Outro esclarecimento: não é a crise dos 30, mas o fim das crises. Passei pela crise dos 6, a crise dos 10, 11, 12, e 13, prossegui com crises até aos 18, depois tive a crise dos 21 e, provavelmente a mais grave, a dos 25. Depois, foi o arrastar de uma pequena crise cozida em lume brando, com pequenos picos de forma, até aos 29. Agora estamos a falar, finalmente, do fim da crise.

Ou seja, último esclarecimento: Minha cara, não é a crise dos 30, é o fim do túnel, o fim da crise em letra grande. Existe apenas o tal inconveniente: sem passado para me desculpar tenho que começar a assumir os meus erros pelo que são.

Chama-se crescer.