terça-feira, julho 27, 2004

Saber viver

"Quando um homem sonha, o mundo pula e avança", escreveu um dia o poeta António Gedeão. Não é bem assim, pois o Mundo pula e avança quer sonhemos ou não. O que acontece é que as mudanças às vezes nos apanham a sonhar ou pura e simplesmente a dormir.
Vem isto a propósito da discussão entre dois velhos amigos, divididos entre dois lados de uma barricada que não é mais que a própria vida.
Não sou professor de ninguém , mas considero-me um bom aluno. E uma das razões que me fez bom aluno foi a capacidade de ouvir. Não trabalhava muito, mas ouvia. E sem ser professor, gostaria de dar um conselho: ouçam.

E ouçam a vida e um ao outro. A vida porque mudou. E um ao outro porque há sempre razões que a razão desconhece e a primeira luz surgiu quando alguém se lembrou de bater uma pedra na outra.

Mas, enfim, apenas um desabafo. Porque apesar de a vida me ter afastado qualquer coisa de um e muitíssimo do outro, creio que no meio da torrente heraclitiana que é a vida, em que coisa alguma é a mesma e na qual nunca há regressos, gosto de pensar que há uma ou outra coisa que, sendo mutáveis na forma, devem permanecer a mesma no conteúdo.  

Como eu. Como todos nós. Os anos passaram e mudámos todos; para o bem e para o mal. Mas sem sermos os mesmos, no fundo, ainda o somos.