segunda-feira, março 16, 2009

Animal Selvagem 2





Um dos meus mais recentes posts foi lamentavelmente premonitório: ontem, em Matosinhos, uma criança foi arrastada pelo mar e ainda não encontraram o corpo. Segundo as notícias, um pai estava na praia com três crianças quando uma onda os arrastou. O pai conseguiu resgatar duas mas uma delas, de 4 anos, foi levada.

Simultaneamente, um jovem polaco de 24 anos fo levado por uma corrente e afogou-se em Odeceixe, concelho de Aljezur.

Pois. Amigos, o sol está aí, parece Verão mas tenham cuidado. Tivemos ondulações muito grandes este Inverno e deixaram os fundos de areia das nossas praias muito mexidos e com efeitos muito perigosos. Ao mesmo tempo, o calor que se faz sentir é enganador. Isto ainda é mar de Inverno e temos de ter muito respeito por ele.

A este propósito, especial cuidado para quem vai para a zona da Costa de Caparica. As tempestades de Inverno mais a manipulação de areias pelo homem transformaram aquela zona. Algumas praias que eram seguras tornaram-se belos parques de diversões para os atletas das ondas mas potenciais armadilhas para os banhistas. Falo em especial das faixas de areia conhecidas por Barbas e CDS.

Em todo o caso, para os mais incautos, um conselho: caso sejam apanhados pelo mar, não resistam, descontraiam.

No caso de serem enrolados por uma onda façam o corpo mole e teham apenas o cuidado de proteger a cabeça com os braços. Mantenham-se calmos, esperem o fim da turbulência e só então tentem ir à superfície, rápida mas calmamente.O pânico consome mais oxigénio.

Se forem arrastados por uma corrente para fora e não conseguirem contrariá-la a nadar, não se cansem. Descontraiam, procurem boiar, respirem calmamente e façam gestos de socorro para que alguém vá alertar um nadador-salvador. Nunca, mas nunca tentem salvar ninguém pelos vossos meios, a não ser que estejam num barco ou algum tipo de embarcação. E mesmo assim, antes, alertem o nadador-salvador na praia.


Como dizia O'Neill (o Alexandre, não o Jack), "Há mar e mar..." Vocês sabem o resto.