terça-feira, julho 20, 2004

Vergonha

Acabei de ler uma entrevista que me deixou genuinamente nauseado. Uma entrevista que foi à prensa pela revista FOCUS e na qual dão direito de antena ao meu caro amigo e antigo colega Freddy Vinagre e a um tal de Mário São Vicente. 
O objectivo da entrevista é ouvir dois profissionais de publicações ligadas à análise dos media, a "Meios e Publicidade" e a "Briefing", sobre o panorama do jornalismo português.  
 
Para já, penso que a escolha dos entrevistados foi um pouco pobre, afinal falaram com dois jovens profissionais sem nome na praça e com relativa pouca experiência para se pronunciarem sobre toda uma realidade complexa, o que faz a coisa resvalar para algo pouco mais relevante que uma conversa de café. Ou seja, se eu quiser falar sobre o futebol português não vou entrevistar o Carlos Mariano ou outro repórter qualquer, mas um director de um jornal desportivo de referência.
 
Neste caso, e porque falamos de jornais e revistas, porque não entrevistar o responsável governativo por essa pasta, ou um painel de directores de jornais e revistas, ou alguns empresários do sector. Ou até todos estes. Estamos a falar de uma reportagem mais vasta e não de dois pares de páginas com dois gajos porreiros que a gente até conhece dos tempos de faculdade.
 
Enfim, mas um caso não são casos, e não vou entrar em críticas canibalísticas, sob pena de estar a incorrer no mesmo erro que o senhor entrevistado Mário São Vicente. É que no meio dos muitos disparates proferidos pelo senhor no dito trabalho, houve um trecho que me fez entrar em parafuso: "O grande problema do jornalismo em Portugal são os jornalistas: têm baixa produtividade, são preguiçosos. As redacções são verdadeiros antros de jornalistas incompetentes que ocupam os seus lugares graças a uma rede de contactos."
 
Quando leio isto, ocorre-me uma frase muito acertada: "As generalizações são mentirosas". Ora este senhor está a generalizar e corre o risco de estar, pura e simplesmente, a mentir. É claro que o que ele diz é parcialmente verdade, também há maus profissionais, mas se vamos rotular toda uma classe, então sinto-me ofendido no meu brio profissional.
 
Então e os muitos escribas trabalhadores e dedicados, com qualidade, sub-valorizados e mal pagos, vítimas de alguns empresários que os senhores entrevistados tanto elogiam.
 
E depois lembrei-me: então o senhor Mário São Vicente não é jornalista? Não deve ser. Ou é um tipo muito frustrado que não sabe ou não pode ser mais nada.
 
Enfim, haja paciência para tanta mediocridade.
 
PS: Freddy Vinagre, um dos entrevistados, é meu amigo. Mas não é por isso que não deixo de o criticar. Mas apesar de ter caído no erro de vaidade de falar de algo sobre o qual, repito, não pode emitir mais que uma opinião válida para uma conversa de café, não diz os disparates que o outro otário diz. Enfim, jornalisticamente falando, e a minha opinião vale o que vale, a entrevista da FOCUS é (e perdoem-me o vernáculo), uma cagada.     

4 comentários:

Firehawk disse...

Mas a FOCUS tem sempre esse problema....escreve cagadas uma em cima das outras. Por isso todas as semanas vai vendendo cada vez menos.
E para a próxima é bomq ue o jornalista, depois da entrevista vá ver as redacções desses senhores... até se pode rir com os comentários que eles fizeram...

Redes de contactos...
Lá isso ele tem razão, ou não estivessem ambas as revistas cheias de contactos chamados C

. disse...

cough, cough, cough
(e não é por causa do teu post...)

Firehawk disse...

sim, amiga cosmo, quer dizer alguma coisa ou a tosse não lhe permite falar?

. disse...

A ti? Não. Porquê? Deveria? Não sei porquê...